Mãe: em toda sua imperfeição humana, você foi perfeita porque muito nos amou.

Luana Reis
Releituras da Vida
Published in
2 min readMay 9, 2021

--

Passei a semana toda preparando uma palestra sobre Inteligência Emocional para um congresso. O prazo para sua finalização é hoje, dia das mães, e ainda restavam alguns ajustes finais para concluir o trabalho.

Para harmonizar essas demandas profissionais com minha vida pessoal, chamei meus pais para passarem o dia comigo aqui em minha casa. Eles não apenas aceitaram com alegria, como também se propuseram a ouvir minha palestra toda, para que eu pudesse ensaiar, após almoçarmos juntos.

Graças ao apoio e ajuda deles, deu tudo certo, e pude desfrutar essa data tão especial na companhia ilustre e insubstituível da minha mãe.

Nos meus estudos singelos sobre inteligência emocional, dizia que a empatia seria uma das principais habilidades emocionais e que começamos a aprender sobre ela desde bebês. O fato de chorarmos e sermos atendidos e acolhidos por nossa mãe já é um ensinamento prático de empatia. É como emitir uma expressão emocional e receber a resposta desejada.

Por outro lado, estudos com bebes que receberam maus tratos, ou que tiveram seus pais ausentes, identificaram que essas crianças cresciam com grandes dificuldades na percepção dos seus próprios sentimentos e dos sentimentos dos outros, resultando em diversos distúrbios comportamentais..

Em outras palavras, aprendemos a ser empáticos e desenvolvemos nossa inteligência emocional, principalmente, pelo amor e cuidado recebidos de nossos pais.

Aprendemos a amar porque eles muito nos amam.

Acima de tudo, o amor de mãe. Nada se equipara. Percebo cada vez mais, na medida que adentro a fase adulta, como uma mãe é capaz de abdicar de uma série de interesses pessoais visando o bem estar de um filho.

A nobreza e a pureza de um amor como esse, por si só, já nos ensina sobre gentileza, altruísmo, generosidade, benevolência, lealdade, entre outros mais.

Por isso, a mensagem hoje é para você mãe!
Obrigada por tudo!
Por todos os cuidados, todo afeto e todo amor.
Por ser exemplo de mulher forte e resiliente.
Por ser atenta e amorosa.
Graças a todo seu apoio pude chegar longe e me sinto apta a chegar ainda mais longe, porque você me ensinou a ter fé, esperança, otimismo e persistência.
Hoje eu dedico não apenas este texto a você, como também cada conquista que alcancei até aqui.
Hoje o dia é seu, mas o presente é meu, como filha, por ter você em minha base, como meu alicerce e meu guia.

Te amo, mãe!

--

--

Luana Reis
Releituras da Vida

Releituras da vida. A arte da busca pelo equilíbrio entre o que importa e o que é necessário.